Missão da ONU esteve em Belém, nesta semana, para vistoria no planos de mobilidade, saúde e segurança para a COP30 | Foto: Pedro Guerreiro/AgPará
A comitiva de Segurança das Nações Unidas (UNDSS) aprovou os planos integrados de segurança, saúde e mobilidade para a COP30, que será realizada em Belém em novembro de 2025. A aprovação ocorreu após uma inspeção técnica realizada em agosto, quando especialistas avaliaram locais do evento, hospedagens, sistemas de transporte e estruturas de saúde.
A vice-governadora Hana Ghassan destacou que a aprovação é resultado do trabalho conjunto entre governo federal, estado e município. Mais de 10 mil agentes de segurança de diversas corporações atuarão de forma coordenada durante o evento.
Na área da saúde, foi detalhada uma rede de atendimento que inclui hospitais públicos e privados próximos ao local do evento, com protocolos específicos para atendimento rápido via SAMU.
Já o plano de mobilidade prevê uma operação singular, com mais de 240 ônibus em rotas exclusivas para transportar o público do Porto de Outeiro (onde ficarão hospedados em cruzeiros) até o Parque da Cidade, além de esquemas de trânsito para comboios oficiais.
Segundo a diretora de projetos do governo federal, Nilza Oliveira, realizar a COP no coração da Amazônia representa uma quebra de paradigma e pode contribuir para um acordo climático mais ambicioso.
A aprovação da ONU consolida a preparação para uma COP30 segura e organizada, que deve deixar um legado de cooperação institucional e melhorias permanentes para Belém.
Fonte: COP30 e Arthur Sobral/Governo do Pará