Em um marco para a transição energética global, o ministro do Turismo, Celso Sabino, apresentou neste domingo (9/11) em Belém a primeira embarcação do mundo movida a hidrogênio verde. Batizada de JAQ H1, a embarcação é resultado da parceria entre Grupo Náutica, Itaipu ParqueTec e GWM Hydrogen, com apoio do Ministério do Turismo, e integra as ações do Brasil durante a COP30.
“O Brasil marca a história hoje com esse projeto inovador. Estamos na vanguarda das soluções energéticas”, afirmou Sabino durante a cerimônia. A embarcação, que ficará atracada na Estação das Docas, possui emissão zero de carbono – todos os sistemas funcionam com células de combustível de hidrogênio, que produzem apenas água como subproduto.
Com uma ilha flutuante de 540m², o JAQ H1 conta com auditório para 50 pessoas e lounge para 75, servindo como espaço para debates e experiências sobre sustentabilidade durante a conferência climática. Nos dias 17 e 18 de novembro, o local sediará um talks com a presença do ministro e líderes internacionais para discutir inovação, turismo verde e transição energética.
O projeto reforça o protagonismo brasileiro na agenda de energias limpas e posiciona o país como referência global em turismo sustentável, alinhado com os objetivos climáticos discutidos na COP30.
Com informações Ministério do Turismo














