Encontro na Alemanha abre caminho para decisões-chave sobre clima e transição justa
A Conferência de Bonn (SB62) teve início nesta segunda (16) e segue até o dia 26 de junho, reunindo delegações de todo o mundo para definir prioridades e estratégias para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá em novembro, em Belém do Pará.
O encontro visa restaurar a confiança nas negociações multilaterais, após o impasse observado na COP29 em Baku. A delegação brasileira tem papel de destaque, com foco na construção de confiança, indicadores de adaptação climática, transição justa e avanço na implementação do Balanço Global do Acordo de Paris.
A conferência também serve de termômetro para o engajamento da sociedade civil, que deve ganhar protagonismo após edições anteriores em países com restrições à participação pública.
Outro ponto central é a entrega das NDCs (Contribuições Nacionalmente Determinadas), que detalham os compromissos de cada país com a redução de emissões. Até agora, apenas 22 países submeteram suas metas atualizadas, representando 21% das emissões globais. A expectativa é de que os países do G20 apresentem metas mais ambiciosas.