Durante o encontro do Fórum Nacional de Governadores, em Belém, 19 governadores e vice-governadores manifestaram apoio à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá na capital do Pará de 10 a 21 de novembro de 2025. O presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, destacou a importância dos estados no combate às mudanças climáticas.
Os governadores assinaram uma declaração enfatizando o significado de realizar a conferência na Amazônia e expressando confiança na logística necessária. A declaração reafirma o compromisso dos estados brasileiros com as diretrizes climáticas globais e a liderança do Brasil nas questões ambientais.
O governador do Pará, Helder Barbalho, afirmou que o Brasil deve se unir para enfrentar os desafios ambientais, destacando a oportunidade de liderar a agenda de sustentabilidade e transição econômica. André Corrêa do Lago ressaltou que a participação dos governadores é essencial nas COPs, já que eles são importantes para implementar os compromissos climáticos.
A Agenda de Ação da COP30, apresentada por Corrêa do Lago, visa envolver todos os setores da economia e da sociedade, focando na implementação dos compromissos existentes. A agenda é dividida em seis áreas e 30 objetivos-chave, que contemplam soluções que conectam ambição climática e oportunidades de desenvolvimento. O embaixador enfatizou que, se a agenda climática não gerar benefícios concretos para as pessoas, perderá seu sentido.
A lista de governadores e vice-governadores que assinaram o apoio à COP30 inclui representantes de diversos estados brasileiros.
Fonte: COP30 Laura Marques / COP30
1) Governador Gladson Camelí, (Acre). 2) Governador em exercício, Ronaldo Lessa (Alagoas) 3) Governador Clécio Luís (Amapá). 4) Governador Wilson Lima (Amazonas). 5) Vice-governadora Jade Romero (Ceará). 6) Governador Renato Casagrande (Espírito Santo) . 7) Vice-governador Daniel Vilela (Goiás). 8) Governador Mauro Mendes (Mato Grosso). 9) Governador em exercício, Barbosinha (Mato Grosso do Sul). 10) Governador Helder Barbalho (Pará). 11) Vice-Governador Lucas Ribeiro (Paraíba). 12) Governadora Raquel Lyra (Pernambuco). 13) Governador Cláudio Castro (Rio de Janeiro). 14) Governadora Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte). 15) Vice-governador Gabriel Souza (Rio Grande do Sul). 16) Vice-governador Sérgio Gonçalves (Rondônia). 17) Vice-governador Felicio Ramuth (São Paulo). 18) Governador Fábio Mitidieri (Sergipe). e 19) Governador Wanderlei Barbosa (Tocantins).