Na tarde desta terça-feira (18), o Salão Nobre da Associação Comercial do Pará (ACP) sediou mais um workshop promovido pela plataforma Booking.com, com o objetivo de orientar proprietários de imóveis sobre o cadastro de hospedagens para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em Belém, no mês de novembro. O evento foi realizado em parceria com a ACP e Sebrae, apoiado pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur).
A diretora de Produtos Turísticos da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Alessandra Pamplona, destacou a importância da colaboração entre o governo e a iniciativa privada. “Precisamos nos entender como anfitriões e como vamos receber esses hóspedes. Queria reforçar que essa parceria do governo com a iniciativa privada é muito frutífera”, afirmou.
A presidente da ACP, Elizabete Grunvald, explicou a relevância da locação por curta temporada para atender à demanda esperada durante o evento: “As coisas já estão acontecendo na cidade. E a locação por curta temporada é uma variável importante para atender a demanda que nós teremos na COP. É importante entender o processo, preço, direitos e obrigações. Se praticarmos preços extorsivos, não é bom pra ninguém, não é bom pra cidade, não é bom pra COP nem para o legado do evento. A precificação precisa ser razoável em qualquer que seja a plataforma. O objetivo aqui é de orientação”, enfatizou.
Wagner Osti, gerente jurídico e de relações públicas da Booking.com, explicou que a plataforma atua como intermediária entre hóspedes e proprietários, oferecendo suporte em 43 idiomas e atendimento 24 horas por dia. Ele ressaltou que “45% dos parceiros recebem a primeira reserva em uma semana” e que “dois terços dos hóspedes de aluguel de temporada reservam conosco de novo”. Além disso, mencionou que os dados de cartão de crédito são criptografados, garantindo segurança tanto para proprietários quanto para hóspedes.