Um serviço disponibilizado este ano pela Epagri/Ciram promete ser de grande ajuda para os turistas que não se arriscam a um banho de mar gelado. Sensores instalados em cinco pontos do Litoral de Santa Catarina mostram, em tempo real, a temperatura da água _ e comprovam o quanto ela pode ser diversa no Estado.

Os sensores estão no Sul da Ilha, em Florianópolis, em Laguna, Imbituba, Balneário Camboriú e Itapoá. Mostraram, por exemplo, que enquanto as cidades mais ao Norte tinham temperatura acima dos 20º C, Imbituba, com influência das correntes marítimas do Sul, marcava 17º C. Parece pouco, mas a sensação é bem diferente.

No último fim de semana, de muito calor, a água em Balneário Camboriú marcou impressionantes 27º C de temperatura.

Os sensores foram instalados, originalmente, como subsídio para pesquisas sobre a produção de ostras e mexilhões, e para auxiliar os produtores na tomada de decisões. Matias Boll, pesquisador do setor de Oceanografia e Monitoramento Costeiro da Epagri/Ciram, diz que o interesse dos banhistas foi uma surpresa.

O monitoramento está disponível no site da Epagri/Ciram _ tem que buscar por litoral online _ ainda falta um aplicativo, para tornar o serviço mais acessível. Além da temperatura, o órgão acompanha regularmente a maré e a precipitação.


Deixe uma resposta