A capital de São Paulo/SP recebeu, nessa quarta-feira, 30, na Cidade do México (México), o Prêmio Mayors Challenge 2016. Promovido pela Bloomberg Philanthropies, a ação recebeu inscrição de 290 cidades e buscava iniciativas municipais ousadas que promovam o desenvolvimento urbano sustentável. A capital paulista venceu e recebeu um aporte de US$ 5 milhões da entidade para implementar o projeto apresentado.
“São Paulo é uma cidade de diversas faces, visíveis na pujança de sua indústria, no seu comércio e na sua cultura. Para mim é um orgulho muito grande falar desta face pouca conhecida: a de 40 mil pessoas, que vivem na Zona Rural de São Paulo e que ainda esperam o reconhecimento do território rural como parte integrante da cidade”, afirmou o prefeito Fernando Haddad.
As outras quatro cidades finalistas foram Bogotá (Colômbia), com um projeto de educação no transporte escolar; Santiago (Chile), que mostrou a “Atividade física nas escolas como forma de combater obesidade de estudantes e professor”; Guadalajara (México), com a apresentação de um banco de dados públicos para processos de licitação pública; e Medelín (Colômbia), que mostrou o “Banco na Quadra”, um banco que permitiria pequenas ope
rações de crédito sem burocracia e que elimina a presença do agiota, normalmente ligado ao tráfico. Essas quatro cidades também receberam prêmios no valor de US$ 1 milhão.
Ligue os Pontos,
A capital paulista concorreu com o projeto “Ligue os pontos”, uma plataforma digital que pretende potencializar as políticas públicas relacionadas à cadeia de valor da agricultura local, envolvendo produtores, distribuidores e consumidores. A ação tem o objetivo contribuir para facilitar e ampliar a distribuição do alimento produzido pela agricultura familiar até a mesa das crianças nas escolas, por exemplo. A proposta conecta as diversas ações da Prefeitura voltadas à geração de trabalho e renda com ênfase na agricultura, especialmente nas regiões mais periféricas da cidade.
Segundo Haddad, o projeto apresentado por São Paulo busca multiplicar por três vezes a renda de famílias em situação de grande vulnerabilidade social, inserindo-os na cadeia produtiva agrícola da região metropolitana. “Este projeto é uma simples plataforma de encontro entre produtores e consumidores e oferece ao poder público municipal uma preciosa ferramenta de articulação de ações setoriais para formular políticas públicas integradas. Em nome da população do distrito de Parelheiros, incrustada no coração da Mata Atlântica na Serra do Mar, e de toda a população de São Paulo, agradeço a oportunidade”, disse o prefeito.
Fonte: FNP – edição Investvida