A chegada de carros mais eficientes e de veículos elétricos de empresas novas como a Tesla Motors, freará o crescimento da demanda do combustível nos próximos 25 anos. A projeção foi divulgada pela Agência Internacional de Energia (AIE) através de seu relatório “World Energy Outlook 2016”.
A AIE acredita que que o número de carros elétricos aumentará de pouco mais de 1 milhão no ano passado para mais de 150 milhões em 2040, o que afetará o setor de refino de petróleo, visto que um de cada quatro barris consumidos no mundo são destinados à gasolina.
O relatório da agência aponta que a demanda por gasolina cairá de 23 milhões de barris por dia no ano passado para 22,8 milhões de barris por dia em 2020. Em 2030, o consumo se recuperará um pouco e atingirá um pico de 23,1 milhões de barris por dia, antes de cair novamente em 2040.
Para sentir menos o peso da mudança a Agência Internacional de Energia acredita que as refinarias deveriam mirar em destilados como o diesel em vez da gasolina na luta contra a queda do consumo.
Fonte: Ambiente Energia