Quase metade da população mundial tem menos de 25 anos e, atualmente, existem mais jovens do que em qualquer outro período da história. Só no Brasil, são 51 milhões. Com o objetivo de estimular o engajamento dessa população em temas como política, sustentabilidade, ciência e educação, ocorre até domingo (14) a 1ª Conferência Virtual de Protagonismo Juvenil.
A iniciativa conta com 15 debates e mesas redondas com a participação de professores, colunistas, músicos, sociólogos, empreendedores, ativistas e representantes de instituições, que irão responder os questionamentos feitos pelos participantes durante a transmissão online.
Entre outros assuntos, os painéis abordarão empreendedorismo, protagonismo na política, inclusão social, desenvolvimento de tecnologias e políticas sustentáveis e caminhos para a representatividade.
Sendo esse público agente de transformação e sujeito de direito da nova Agência 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a ONU Meio Ambiente participou nesta sexta-feira (12) da mesa “O papel do jovem no desenvolvimento de tecnologias e políticas sustentáveis”, com o representante da WCMC no Brasil, Matheus Couto, e a gerente de comunicação do escritório nacional, Flora Pereira.
Couto e Flora apresentaram iniciativas da ONU Meio Ambiente voltadas para o engajamento das novas gerações, incluindo, na perspectiva nacional, a Plataforma Ciência Cidadã do projeto SibBr, a experiência com startups com o Camp de Ecoinovação Agrotech e a ação de limpeza de praias promovida pela campanha #MaresLimpos com apoio dos escoteiros.
Já na esfera global, abordaram a publicação GEO5 Tunza, voltada para a juventude, e o prêmio Jovens Campeões da Terra, que todo ano premia seis iniciativas em áreas como agricultura, gestão de águas, energias sustentáveis, cidades sustentáveis e moda consciente. Outro tema em destaque foi o papel da juventude no alcance da Agenda 2030 e o seu potencial para mudanças nos temas de biodiversidade, terra, ar, água, químicos e engajamento.
A participação na conferência é totalmente gratuita. As mesas redondas serão realizadas pela plataforma Hangouts do Google (disponível em aplicativo e site) e serão transmitidas pelo Youtube apenas para inscritos, que receberão o link por e-mail.