O BID UrbanLab é um concurso universitário destinado a buscar soluções criativas e ideias inovadoras para os problemas urbanos da América Latina e do Caribe (ALC), em parceria com estudantes, professores universitários e jovens profissionais. Seu objetivo é atuar como incubadora de talentos jovens em questões urbanas, a partir de uma rede de trabalho com universidades; fechar a lacuna entre os jovens e o mercado de trabalho; e promover um espaço participativo para a discussão dos paradigmas da disciplina.
Após o sucesso das duas primeiras edições internacionais do concurso – em 2015, no bairro de Curundú, Panamá e em 2016 na cidade de Santa Marta, Colômbia– uma terceria edição, em parceria com a Província de Mendoza, Argentina, está em curso em 2017. Concomitantemente a esta terceira edição internacional, o BID, por meio da sua Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano (HUD), lança agora a primeira edição nacional do UrbanLab, na cidade do Natal – capital do Estado do Rio Grande do Norte. Esta nova edição, que convida a participar unicamente a universidades brasileiras, busca o desenvolvimento de um projeto urbanístico, social e patrimonial de caráter integral, multissetorial, inovador e sustentável, para um polígono de intervenção no histórico bairro da Ribeira.
PRÊMIOS
Dentre todas as equipes participantes do concurso, o júri escolherá três equipes finalistas. Um membro de cada equipe finalista, acompanhado do docente supervisor, terá a oportunidade de apresentar seu projeto final à banca de jurados do concurso e a especialistas internacionais na sede do BID, em Washington, D.C. (EUA), convidados pela Comissão Organizadora do BID UrbanLab. Após as apresentações, os jurados votarão na melhor proposta e se realizaráa cerimônia de premiação.
Um número máximo de três participantes da equipe vencedora do concurso terá a oportunidade de validar e adaptar a sua proposta urbana, trabalhando por um tempo determinado (entre fevereiro e março de 2018) no Natal, no Rio Grande do Norte, em parceria com técnicos locais, a Prefeitura do Natal, especialistas do BID, do Ministerio das Cidades, da CAIXA e outros atores relevantes. A Comissão Organizadora do BID UrbanLab arcará com as despesas relativas a deslocamentos, acomodações e diárias na cidade.
Adicionalmente, a equipe vencedora receberá a quantia de US$ 5.000. Os projetos apresentados no concurso receberão certificados de reconhecimento e serão exibidos em exposição temporária na sede do BID em Washington, D.C.
REQUISITOS
A Comissão Organizadora do BID UrbanLab convida para participar do concurso estudantes de graduação que estejam cursando os dois últimos anos do curso universitário (cursos de quatro a cinco anos), estudantes de pós-graduação em qualquer especialidade e professores universitários, na função de supervisores. As equipes podem ter em sua composição (dentro do limite de membros), até dois jovens profissionais. Todos os participantes deverão formar, obrigatoriamente, equipes multidisciplinares de no mínimo quatro e no máximo seis membros, que atendam às seguintes condições:
Estar matriculado como estudante (de graduação ou pós-graduação) em uma universidade brasileira;
Os docentes supervisores deverão estar na ativa no momento da inscrição no concurso;
Os jovens profissionais deverão estar formados há no máximo três anos, ter até 35 anos de idade no momento da inscrição e ter estudado em universidades brasileiras;
Os participantes do concurso podem ser brasileiros, naturalizados ou estrangeiros (nacionais de algum país membro do BID), desde que estejam matriculados ou tenham estudado em alguma universidade brasileira.
Cada equipe deverá fazer o upload na plataforma web da documentação de todos os seus membros que cumprirem os requisitos solicitados abaixo para participar do concurso:
Estudantes universitários de graduação e pós-graduação: cópia da matrícula ou certificado emitido pela universidade, comprovando que o participante está matriculado na universidade brasileira em questão durante a realização do concurso;
Jovens Profissionais: cópia do diploma universitário ou documentação equivalente, comprovando que o participante concluiu seus estudos no máximo em 2013, em uma universidade brasileira.
Docente supervisor: CV incluindo experiência acadêmica e profissional;
Finalmente, cada equipe deverá apresentar uma declaração de apoio da universidade brasileira a que pertence, autorizando sua participação no concurso. Caso haja membros de diferentes universidades, serão necessárias declarações de apoio de cada uma.
Redação Investvida
Fonte: convocatorias.iadb.org