O ministro do Meio Ambiente da França, Nicolas Hulot, anunciou nesta quinta-feira (06/07) que o país vai banir todos os carros movidos a gasolina ou diesel até 2040. A medida faz parte dos planos do presidente Emmanuel Macron de tornar a França uma nação neutra em carbono até 2050.
Paris irá oferecer neste período de 23 anos, até a entrada em vigor da medida, incentivos financeiros a donos de veículos poluidores, disse Hulot, que não deu mais detalhes.
O ministro não especificou se veículos híbridos poderão continuar nas ruas.
A Alemanha, a Holanda e a Noruega também já estabeleceram prazos, que chegam no máximo a 2030, para retirar carros poluidores das ruas.
Volvo
Na quarta (05/07), a empresa sueca Volvo anunciou que iria produzir exclusivamente carros elétricos a partir de 2019.
Segundo a empresa, o objetivo é vender 1 milhão de veículos até 2025, de variados modelos – de carros totalmente elétricos a versões híbridas. A decisão inicialmente se aplica à Volvo Cars, ou seja, os caminhões continuarão a ser produzidos como agora pela Volvo Trucks.
“O anúncio marca o fim dos motores exclusivamente a combustão”, anunciou Hakan Samuelsson, presidente da Volvo. “A demanda por carros elétricos é crescente, e queremos dar uma resposta a nossos consumidores.”
Redação Investvida
Fonte: Cidades Sustenveis