Brasília irá abrigar, em março de 2018, o 8º Fórum Mundial da Água, cujo tema será “Compartilhando Águas”. Este é o evento mais importante da agenda de água em todo o mundo, reúne cerca de 40 mil pessoas em cada edição e acontece a cada 3 anos em diferentes países.
É a primeira vez que o evento ocorre no Hemisfério Sul, em um momento de severa crise planetária, em especial no tocante ao tema da água e da adaptação às mudanças climáticas. No contexto do Fórum, o olhar para a água é o de recurso hídrico e o da gestão para o melhor aproveitamento, tendo em vista as necessidades de uso humano.
O impulso da proposição do II Seminário Internacional Água e Transdisciplinaridade – Águas pela Paz, como evento preparatório, foi o de demonstrar que a água é muito mais do que um recurso hídrico. Suas dimensões simbólica e cultural têm um sentido profundo ligado à vida de todos os viventes do nosso Planeta.
Todas as tradições se remetem à água com reverência, reconhecendo sua dimensão sagrada e espiritual, o que tem implicações profundas na maneira como nos relacionamos, gerimos e cuidamos desse elemento vital, matriz da vida. Ademais, em um contexto de escassez hídrica, a tônica da cooperação e da paz deve ser a que prevalece nas relações de compartilhamento deste bem precioso.