Esperômetro, para não ficar plantado no ponto

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14217493Quanto tempo o paulistano espera pelo ônibus nos pontos da capital? O Esperômetro, ferramenta desenvolvida pelo Aplicativo Coletivo, é que pode dar esta informação. Lançado na última segunda-feira (21) em parceria com a Rede Nossa São Paulo e o MobiLab, o aplicativo mede esse tempo, contando no caso com a colaboração das pessoas que usam o transporte público no município.

Para participar e acompanhar o processo, os paulistanos devem baixar o Aplicativo Coletivo na Google Play gratuitamente e utilizá-lo em sua rotina de deslocamento pela cidade. Os dados fornecidos traçarão um painel dos tempos de espera dos passageiros nos pontos de ônibus por subprefeituras e, futuramente, até mesmo por distritos.

Solução de mobilidade
Esses dados serão importantes para avaliar e qualificar permanentemente o transporte público em São Paulo, além de ajudar os passageiros com informações cada vez mais precisas sobre horários de chegada dos ônibus nos pontos.

“A falta de informações sobre o transporte público interfere no dia a dia de milhares de pessoas que dependem deste meio para se locomover. Nosso objetivo é utilizar o conhecimento dos passageiros, em conjunto com outras informações de transporte já disponíveis, para desenvolver soluções e ferramentas que auxiliem na resolução de problemas”, avalia Ivo Pons, do Aplicativo Coletivo.

Para a Rede Nossa São Paulo, a criação deste novo indicador a partir da geolocalização dos usuários do aplicativo poderá contribuir para que a cidade ganhe indicadores de mobilidade precisos e regionalizados. “A partir de agora, poderemos saber, de maneira inédita, como a desigualdade em São Paulo se reflete também na mobilidade do paulistano”, diz Oded Grajew, coordenador geral da Rede Nossa São Paulo.

Dados disponíveis
Os dados do Esperômetro serão divulgados em relatórios mensais e poderão ser conferidos no próprio Aplicativo Coletivo.

Um painel de visualização ficará disponível no MobiLab, o Laboratório de Mobilidade Urbana da Prefeitura de SP, que implementa programas para hospedar startups em seu espaço de coworking e aproximá-las do setor público, com a finalidade de gerar inovação à política de mobilidade e melhorar os serviços à população. Ciro Biderman, coordenador do MobiLab, acredita que “quanto mais gente usar o app, melhor será a qualidade deste dado”.

O Aplicativo Coletivo já informa ao passageiro, por geolocalização, quais as linhas que passam no ponto, o tempo previsto para a chegada dos ônibus e informações sobre eventos culturais e alertas.

Disponível para celulares que utilizam o sistema Android – cerca de 85% dos passageiros de ônibus na capital têm esse tipo de aparelho -, o aplicativo em breve será disponibilizado também para o sistema iOS (iphones).

Fonte: Mobilize Brasil


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