A Atlantic Energias Renováveis está finalizando a instalação de 69 aerogeradores no Complexo Eólico de Santa Vitória do Palmar, no Rio Grande do Sul. Com 120 metros de altura e hélices de 63 metros, os equipamentos têm maior capacidade de produzir energia elétrica por meio do vento.
Os equipamentos são do modelo AW 125/3000, com rotor de 125 metros de diâmetro, pás de 63 metros e 3 megawatts (MW) de potência, instalados acima de torres de concreto de 120 metros de altura.
Devido a altura das torres eólicas o vento próximo à planície sofre interferências que diminuem sua qualidade. Com maior altura consideráveis melhorias são alcançadas em termos de redução de intensidade de turbulência e captação de ventos com maiores velocidades originando o aumento da sua capacidade de produzir energia.
Relação altura x potência
O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas (INCT-Clima) revisou o último grande levantamento do potencial eólico brasileiro e descobriu que o Brasil pode ter até seis vezes mais capacidade de geração de energia a partir dos ventos em alturas superiores, em comparação ao estimado no Atlas do Potencial Eólico Brasileiro de 2001. Na época, a pesquisa fez a estimativa com o uso de torres com 50 metros de altura, diferentemente de hoje, quando já há torres acima de 100 metros.
Fonte: Ambiente Energia