A incerteza econômica e o lento crescimento da demanda mundial nos últimos anos continuam afetando negativamente o desempenho do comércio exterior da América Latina e do Caribe. Os impactos dessas tendências na região são tema de um novo relatório que a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) apresentará na próxima quarta-feira (23), no Chile. Lançamento do documento será transmitido online.
A pesquisa contém uma análise detalhada do comportamento das exportações e importações regionais nos últimos meses, com estimativas para o restante do ano e também uma visão de médio prazo que vai até 2020.
O relatório “Panorama da Inserção Internacional da América Latina e Caribe 2016” será apresentado pela secretária-executiva da CEPAL, Alicia Bárcena, em uma coletiva de imprensa às 15h do Chile (16h de Brasília) na sede do organismo, em Santiago. O evento será transmitido ao vivo pelo site da Comissão.
Além de analisar a dinâmica recente do comércio exterior, em sua edição de 2016, o documento inclui um capítulo dedicado ao Acordo de Associação Transpacífico (TPP, em sua sigla em inglês), um mega-acordo que enfrenta cenário incerto na atual conjuntura.
Meios de comunicação estão convidados a assistir ao lançamento do relatório na capital chilena. A CEPAL está localizada na Av. Dag Hammarskjöld 3477, Vitacura, Sala Raúl Prebisch. A apresentação poderá ser acompanhada virtualmente aqui.
Uma edição informativa eletrônica do documento e um comunicado de imprensa serão disponibilizados no site da CEPAL também na quarta-feira, às 15h do Chile/16h de Brasília.
Fonte: Onu Brasil
Foto: GEPR