A primeira bicicleta motorizada movida à água acaba de ser desenvolvida por uma equipe de alunos do curso técnico de Mecânica da Fucapi. A inovação é chamada ‘Hidrobike’ e será uma das principais atrações da 14ª Feira Tecnológica da Fucapi, que será realizada nesta quinta e sexta-feira (9 e 10), no campus educacional da instituição, na Av. Danilo de Matos Areosa, 381, Distrito Industrial, das 9h às 21h, com entrada gratuita. O evento, considerado tradicional e muito esperado pela comunidade, traz como tema ‘Matemática e suas soluções para o planeta’, alusivo à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

O engenheiro mecatrônico e professor orientador do projeto, Moisés Levy, explicou que o modelo, em teste, seria o único de Manaus com o intuito de auxiliar o deslocamento de pessoas em curtas e médias distâncias. “O motor é acionado somente quando o ciclista tem dificuldade de vencer obstáculos, como subidas, tão comuns em Manaus. No restante do percurso, apenas os pedais são suficientes para mover a bicicleta”, detalhou ele, destacando que o produto está alinhado aos conceitos de sustentabilidade e também visa economia para o usuário.

Segundo ele, o sistema foi projetado utilizando uma bicicleta comum como base, um motor 4 tempos resfriado por ar, e Kit H2O (hidrogênio) para célula de combustível do sistema. “Foram analisados principalmente as características e o custo de cada componente, para que o projeto tenha a melhor relação custo benefício, a m de que seja viável o seu desenvolvimento”, explicou o professor.

O professor explicou que o desafio foi lançado e os alunos desenvolveram o trabalho em dois meses, com o patrocínio da Caloi que concedeu a bicicleta que será apresentada na Feira como protótipo. Levy disse ainda que o modelo pode ser perfeitamente industrializado futuramente. Programação A programação da 14ª edição da Feira Tecnológica conta com projetos voltados para a sustentabilidade, matemática, tecnologia, segurança entre outros.

Os projetos foram preparados em um período médio de 3 meses com a supervisão dos professores nas áreas. Ao todo, são 1.200 alunos envolvidos e distribuídos nas áreas técnicas de Automação, Mecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Informática, Refrigeração, Contabilidade e Qualidade. “O tema, que acompanha a Semana Nacional da Tecnologia, tem nesta edição soluções econômicas para a indústria e sociedade, sempre buscando parceiras e investimentos para o desenvolvimento com as empresas locais”, informou a diretora da Escola Fucapi, Neila Buzaglo.bic


Deixe uma resposta