Secretário-geral da ONU disse que negociações com Exército de Libertação Nacional é passo importante que reforça as esperanças da população colombiana de uma paz sustentável.
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, elogiou na quarta-feira (30) o anúncio do lançamento das conversas de paz entre o governo da Colômbia e o Exército de Libertação Nacional (ELN), após a assinatura de um acordo entre as partes.
“Em um momento em que as conversas de paz entre o governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) entraram em seu estágio final, o anúncio de hoje marca outro passo importante que reforça as esperanças da população colombiana por uma paz sustentável”, disse Ban em comunicado divulgado por seu porta-voz.
O secretário-geral cumprimentou os esforços dos países em apoiar o processo de paz na Colômbia, reiterando o compromisso das Nações Unidos de continuar fornecendo seu suporte para as conversas.
Em janeiro, o Conselho de Segurança aprovou uma nova missão política na ONU para monitorar o desarmamento caso se chegue a um acordo final entre governo e FARC.
As Nações Unidas e o governo da Colômbia também anunciaram o lançamento de um novo fundo na capital do país, Bogotá, para responder à estabilização e a necessidade de missões de paz.
Fonte: ONU Brsail
Foto: ONU