A energia solar fotovoltaica é agora, depois de hidráulica e eólica, a terceira mais importante fonte de energia renovável em termos de capacidade instalada no mundo. Portanto, investir nesse setor será decisivo para a sobrevivência do mercado de energia nos próximos anos.
No Brasil os investimentos em energia solar agora fazem parte das principais políticas públicas para diversificação da matriz energética nacional. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) até 2024 cerca de 1,2 milhões de geradores de energia solar ou mais deverão ser instalados em casas e empresas em todo o Brasil, representando 15% da matriz energética brasileira e até o 2030 o mercado de energia fotovoltaica deverá movimentar cerca de R$ 100 bilhões.
O potencial nacional para produzir energia vinda do sol é inegável. A radiação solar na região menos ensolarada no Brasil é 40% maior do que na região mais ensolarada da Alemanha, por exemplo, que é um dos líderes no uso de energia fotovoltaica. As altas taxas de energia têm impulsionado o número de instalações do sistema fotovoltaico.
Os estados brasileiros que mais instalam energia solar são Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, sendo MG um dos pioneiros e com mais instalações e o RJ com melhor potencial e mais instalações por m². Na área empresarial, os estados que mais tem adotado e instalado sistema fotovoltaico são: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina.
Fonte: Ambiente Energia