Ziulkoski encerra plenária desta manhã com apresentação do Observatório Político

0
960

25102016_pz_encerramento_plenriaA apresentação do Observatório Político norteou a parte final das explanações do presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, na manhã desta terça-feira, 25 de outubro. A ferramenta permite aos gestores acompanhar a atuação dos parlamentares no Congresso Nacional e fiscalizar se deputados e senadores estão votando projetos que sejam favoráveis aos Municípios.

O Observatório Político é uma iniciativa da CNM e pode ser acessada de forma gratuita. Nele, os gestores podem acompanhar todos os projetos elencados como prioridade do movimento municipalista. Ainda fornece informações com a programação de todas as propostas que estão em pauta na semana. “É uma ferramenta que proporciona ao gestor o acompanhamento diário das votações no Congresso”, explicou o presidente da CNM.

Atualmente, cerca de 40 projetos de interesse dos Municípios são avaliados pelo Observatório Político. Com isso, cada deputado e senador é avaliado conforme a sua votação. Ao acompanhar a votação, o Observatório Político atribui notas para os parlamentares. A avaliação segue critérios com notas positivas para quem vota favorável aos Municípios e negativa em caso de votação contrária. Ainda é feito um ranking com os parlamentares baseados nessa pontuação.

Pauta prioritária
Ziulkoski ressaltou a importância do Observatório Político para os gestores. Nesse contexto, reforçou que os prefeitos devem buscar informações na ferramenta e monitorar as bancadas estaduais no Congresso para que a pauta municipalista avance. Ele citou algumas pautas importantes que precisam do apoio dos gestores na aprovação das propostas. Entre elas, estão a revisão do Pacto Federativo, Isenção do Pasep nas transferências para os Municípios e Atualização dos Programas Federais e Imunidade Tributária em Saúde, Educação, Assistência Social e Segurança. “Tem que ter 50, 100, 200 gestores ligando para o parlamentar e pressionar para que os projetos sejam aprovados”, conclamou Ziulkoski.

O presidente da CNM finalizou a programação da manhã dos Seminários Novos Gestores citando uma matéria publicada no Bom Dia Brasil desta manhã para demonstrar a dimensão das dificuldades que os novos gestores irão vivenciar e reforçar a força do municipalismo brasileiro por meio de ações como o próprio Seminário Novos Gestores. O evento com os prefeitos eleitos e reeleitos das Regiões Norte e Centro-Oeste segue até amanhã. Ainda na quarta-feira, 26 de outubro, começa o Seminário com os gestores do Sudeste. Eles participam até a próxima sexta-feira, 28 de outubro. Em novembro, será a vez de reunir os gestores do Sul e do Nordeste, respectivamente, de 7 a 9 e depois 9 a 11

Fonte: CNM
Foto: Google


Deixe uma resposta