As Conferências Nacionais Conjuntas de Direitos Humanos, que ocorrerão entre 24 e 29 de abril na capital federal, abordarão questões sobre os direitos da criança e do adolescente, da pessoa idosa, de pessoas com deficiência e da comunidade LGBTI.
Com o intuito de construir um espaço único para o diálogo entre governo e sociedade civil sobre a construção de políticas públicas de direitos humanos para toda a sociedade brasileira, a Secretaria Nacional de Direitos Humanos (SDH) realiza as Conferências Conjuntas de Direitos Humanos entre 24 e 29 de abril, em Brasília.
O Sistema ONU no Brasil estará presente durante as conferências para reiterar a importância dos direitos humanos tendo em vista o mandato de cada uma de suas agências.
“Esse espaço é de extrema importância porque reúne delegados do governo e da sociedade civil de todo o país para trazer e traduzir demandas que são locais e estaduais em demandas nacionais”, explica a assessora de direitos humanos da ONU no Brasil, Angela Pires Terto.
A etapa nacional é resultado de conferências realizadas em nível local, municipal, regional, estadual/distrital e também das conferências livres e virtuais. Os representantes dos estados que participarão do evento foram eleitos nas etapas estaduais, de acordo com os critérios definidos por cada comissão organizadora nacional.
O PNUD, em parceria com o Pacto Global e o Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), participou do processo de uma Conferência Livre sobre Direitos Humanos e Empresas, em São Paulo, que elegeu duas delegadas para participar das Conferências Nacionais Conjuntas de Direitos Humanos.
As Conferências Nacionais Conjuntas de Direitos Humanos abordam questões sobre os direitos da criança e do adolescente, da pessoa idosa, de pessoas com deficiência e da comunidade LGBTI.
“Este é o momento de identificar quem está ficando para trás. Para a gente, é importante no contexto dos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, das Nações Unidas) não deixar ninguém para trás”, disse a assessora de direitos humanos da ONU.
Rodas de conversa online
Como atividade paralela e complementar às conferências, as agências da ONU no Brasil organizam uma série de rodas de conversa online (hangouts). Dessa forma, aqueles que não puderem estar presentes também terão a oportunidade de dialogar sobre os temas debatidos.
Estão previstas as seguintes rodas de conversa online (clique em cima de cada para assistir):
25/04, às 15h: Juventude LGBT
26/04, às 14h30: Década Afrodescendente e Negrxs LGBT
27/04, às 10h: Protegendo LGBTIs em deslocamento forçado
27/04, às 14h30: Estatuto da Família
27/04, às 16h: Promoção da igualdade no mundo do Trabalho
28/04, às 10h: Epidemia de Zika e Direitos Humanos
29/04, às 10h: Epidemia de Zika e Direitos Humanos II
Para participar dos hangouts, será disponibilizado aqui um link de acesso no horário de cada roda de conversa. A programação está sujeita a alteração sem aviso prévio.
Fonte: ONU Brasil
Foto: ACNUDH/Joseph Smida