No dia 22/5 comemoramos o Dia Internacional da Biodiversidade, a qual é o conjunto de todas as formas de vida que nos cercam, encantam e sustentam. Vírus, bactérias, outros pequenos seres microscópicos, plantas, fungos e animais são todos elementos da biodiversidade. Nós também somos biodiversidade.
Simplesmente por ser vida, a biodiversidade já merece a nossa contemplação e o nosso respeito e cuidado. Mas a biodiversidade é ainda mais importante para nós, pois dependemos dela desde o momento de nossa concepção no ventre materno. Nós comemos, vestimos e nos curamos com os seus produtos. Os antibióticos, analgésicos, anestésicos, anti-inflamatórios, antitérmicos e tantos outros medicamentos que utilizamos no dia-a-dia vêm da biodiversidade. Ela é saúde.
A biodiversidade também trabalha para nós o tempo todo, nos oferecendo gratuitamente os seus serviços ecossistêmicos. As florestas protegem as nascentes de água potável que consumimos, amenizam as mudanças climáticas e regulam as chuvas. Metade da chuva que irriga as plantações no Rio Grande do Sul, por exemplo, vem da Floresta Amazônica. A grande maioria de nossas culturas agrícolas também depende do serviço de polinização oferecido por abelhas, vespas, mariposas, besouros e muitos outros animais. Sem eles a produção agrícola ficaria seriamente comprometida. O serviço silencioso de decomposição da matéria orgânica desempenhado pelos fungos e microrganismos também é essencial. A renovação da fertilidade do solo realizada por esses agentes, geralmente invisíveis a olho nu, é o que mantém a nossa capacidade de produzir alimentos. Biodiversidade é sobrevivência.
Além de prestar auxílio pessoal, como os cavalos no transporte, os bois no arado da terra e os cães-guia e de guarda, a biodiversidade também melhora o nosso astral. Quem tem um cão ou gato de estimação entende o bem que eles fazem. Ela é qualidade de vida.
Portanto, dependemos da biodiversidade a cada segundo de nossas vidas e devemos agradecê-la, contemplá-la, amá-la e protegê-la todos os dias do ano. Biodiversidade é tudo!