Mato Grosso do Sul sediará a terceira de quatro etapas da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, em Campo Grande. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado de educação (SED) que também convidou as escolas da rede estadual de ensino para participarem.

O tema de 2018 será “Vamos cuidar do Brasil cuidando das Águas” e a primeira etapa será realizada no dia 31 de março, nas escolas, posteriormente na Capital (em maio) e por último (em junho), a conferência nacional acontecerá em Brasília (DF).

É uma estratégia de mobilização de estudantes, adolescentes e jovens de todo o país visando promover a reflexão, o desenvolvimento de estudos e pesquisas, além de estimular a proposição de ações e projetos no contexto da temática socioambiental, considerando seus desafios e alternativas, no âmbito da escola e de seu entorno.

A Conferência é um processo pedagógico, dinâmico, de diálogos e encontros, voltado para a valorização da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir da educação ambiental crítica, participativa, democrática e transformadora.

Ela se caracteriza como um processo dinâmico de encontros e diálogos, para debater temas propostos, deliberar coletivamente e escolher os representantes que levarão as ideias consensuadas para as etapas sucessivas.

ETAPA ESTADUAL

É uma etapa obrigatória e devem ser realizadas até 09 de maio de 2018. A Conferência Estadual é um espaço de intercâmbio que tem por objetivo aprofundar os estudos e diálogos sobre o tema da Conferência a partir da perspectiva estadual.

É o momento de encontro dos delegados e delegadas eleitas (os) na conferência municipal/regional ou das escolas escolhidas pela Comissão Organizadora Estadual.

Na Conferência Estadual será realizada a eleição da delegação e de um projeto de ação escolhido do conjunto de propostas das escolas que representará o Estado na Conferência Nacional.


Deixe uma resposta