Entre as novidades implantadas pelo Cemitério Campo Santo, está o sistema de reuso de água, que consiste em reaproveitar a água da chuva para limpeza de áreas e irrigação de jardins em vez de utilizar o recurso hídrico. A adoção deste sistema se junta a outras ações voltadas à sustentabilidade, que passam pela verticalização do cemitério e o sistema Eco No-Leak.
A novidade representa uma redução de custos operacionais e também do consumo de água potável.
“Esse sistema foi implantado não só em atendimento a condicionante da Licença Ambiental do Campo Santo, mas também seguindo a tendência mundial de ações sustentáveis já desenvolvidas pela Santa Casa e iniciativas em razão da crise hídrica que o país vem atravessando”, explica Kátia Belchior, engenheira de meio ambiente da Santa Casa.
Como funciona
O sistema, que teve um investimento em torno de R$ 10 mil, capta a água da chuva através do telhado do Prédio do ossuário do Cemitério e conduzi-la por calhas e tubulações para reservatórios interligados para o armazenamento.
A engenheira explica que a água, através de adução por um sistema de bombeamento, é distribuída em torneiras devidamente identificadas – seja para limpeza de área ou uso em irrigação de jardins.