Ministério do Meio Ambiente leva equipe maior para cúpula do clima

0
870

cupula meio ambienteEm meio à crise econômica e diante do risco de ter um orçamento ainda mais reduzido no ano que vem, o Ministério do Meio Ambiente ampliou a comitiva que vai para a Conferência do Clima (COP) da Organização das Nações Unidas e vai desembolsar cerca de R$ 500 mil para levar 29 servidores para Bonn, na Alemanha. A COP começa na segunda-feira e vai até o dia 17.

São nove pessoas a mais do que a equipe que a pasta levou para a conferência do ano passado, realizada em Marrakesh e quase o triplo da que foi à Conferência de Paris (11 pessoas, incluindo a então ministra Izabella Teixeira), em 2015, a mais importante dos últimos anos sobre mudanças climáticas. Foi lá que foi fechado o Acordo de Paris, esforço com o qual 196 países se comprometeram a combater o problema.

Desde então, em reuniões menores e nas conferências anuais (do ano passado e esta agora), os países vêm se reunindo para decidir como vão colocar o acordo de pé. O evento de Bonn é considerado de “meio do caminho”, uma vez que somente em 2018 deve ser concluído o chamado “livro de regras” – a regulamentação sobre como de fato o acordo vai funcionar.


Deixe uma resposta