ONU debate como mensurar conquistas da cooperação entre Brasil e países em desenvolvimento

0
810

criançaDe 25 a 27 de janeiro, o BRICS Policy Center reuniu especialistas e representantes da ONU em sua sede, no Rio de Janeiro, para debater as iniciativas de cooperação Sul-Sul do Brasil. O evento contou com a participação também de representantes de governos e da sociedade civil. Discussões abordaram métodos de monitoramento e avaliação das parcerias entre o país e outras nações em desenvolvimento.

Presente no encontro, a chefe de programas do Centro de Excelência contra a Fome da ONU, Christiani Buani, explicou que o organismo das Nações Unidas está elaborando sua primeira avaliação de impacto. Com a iniciativa, serão analisadas as consequências de projetos de alimentação escolar e agricultura familiar concebidos com o apoio do Programa Mundial de Alimentos (PMA) e assistência técnica do governo brasileiro.

O Centro de Excelência é um exemplo da chamada cooperação trilateral. Criado por uma parceria entre o PMA, o Brasil e o Reino Unido, o órgão presta consultoria a nações que desejam investir em programas de segurança alimentar.

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Centro RIO+ também participaram do evento, que debateu metodologias de análise de dados e o papel de técnicas quantitativas e qualitativas.

O encontro foi a segunda parte da iniciativa “Diálogos sobre a Cooperação Sul-Sul Brasileira: Monitoramento e Avaliação”. O objetivo dessas séries de discussões organizadas pelo BRICS Policy Center é elaborar um guia de sugestões para a criação de sistemas de monitoramento adequados às particularidades das diferentes formas de cooperação Sul-Sul.

Fonte: Onu Brasil
Foto: PMA / Silvanus Okumu


Deixe uma resposta