Brasil e Bolívia estudam proposta de usina hidrelétrica nos moldes de Itaipu

0
878

brasil-e-boliviaFoi assinado um memorando de entendimentos entre o consórcio Energia Sustentável do Brasil (ESBR), responsável pela hidrelétrica de Jirau, e a Eletrobras para a formalização de um futuro acordo de cooperação para o desenvolvimento de estudos do projeto hidrelétrico binacional de Guajará-Mirim.

O empreendimento deverá ter 3 mil megawatts (MW) de capacidade e será localizado na fronteira do Brasil com a Bolívia. O projeto tem investimento estimado em R$ 15 bilhões. Além da geração de energia adicional para os dois países, a instalação da hidrelétrica permitirá a criação de uma malha hidroviária de 4.200 km navegáveis e a estabilização da cota do reservatório da usina de Jirau, agregando 280 megawatts (MW) médios de energia à hidrelétrica brasileira, sem custo e impactos ambientais adicionais.

O objetivo do governo brasileiro é costurar um acordo com o governo boliviano nos moldes do Tratado de Itaipu, no qual o Brasil compartilha a operação da hidrelétrica de Itaipu com o Paraguai.

Fonte: Ambiente Energia


Deixe uma resposta