Biogás: Itaipu quer expandir modelo

0
731

ud_11Itaipu Binacional pode levar o seu modelo de utilização do biogás para geração de energia em propriedades rurais para todo o estado do Paraná. Representantes de cooperativas ligadas ao Sistema Ocepar se reuniram com executivos da estatal, no mês de julho, para conhecer a proposta de aproveitamento do gás metano para geração de energia. Este foi o primeiro contato do grupo com os projetos de energias renováveis desenvolvidos por Itaipu. “Estamos aqui para dar esse impulso às cooperativas. E vamos cada vez mais intensificar nossa relação”, disse Jorge Samek, diretor-geral brasileiro de Itaipu.

Itaipu, de 2007 para cá, já investiu US$ 5,5 milhões em diversas ações voltadas à promoção de energias renováveis, como nas parceria com o Condomínio Cooperativo de Agroenergia de Ajuricaba e com a Granja Colombari, de São Miguel do Iguaçu. A granja foi pioneira no Brasil na comercialização de energia elétrica gerada a partir de resíduos da criação de suínos.

Segundo o presidente da Ocepar, José Roberto Ricken, responsável pela caravana à Itaipu, o incentivo de programas como o Agricultura de Baixo Carbono (ABC), que dá créditos para os produtores rurais que adotarem técnicas para redução do gás, torna o momento oportuno para a aproximação dos produtores com Itaipu. “Podemos aproveitar essa oportunidade para usar a experiência adotada aqui e estendê-la para as demais cooperativas”. Hoje, quase 60% do que se produz no Paraná vem do modelo de cooperativas, segundo o presidente do Ocepar.

Fonte: Ambiente Brasil


Deixe uma resposta