No interior de São Paulo, em Indaiatuba, parte do lixo é coletado e compactado por um caminhão elétrico. O veículo, montado bela BYD, veio da China comprado pela Corpus, uma empresa de saneamento
Além da bateria produzida pela própria BYD, o caminhão que começou a rodar em Indaiatuba, há cerca de três semanas, ganhou um compactador hidráulico para armazenar os resíduos recolhidos. Com duas horas de recarga numa tomada, o veículo alcança autonomia para oito horas de operação. Além disso, a própria frenagem, uma ação rotineira em qualquer caminhão de lixo, ajuda a recarregar a bateria.
Os resultados do uso do caminhão elétrico têm sido positivos em Idaiatuba, o que estimulou a BYD que já está na fase de negociação com mais empresas. A perspectiva é que somente com dez ou vinte encomendas, que podem ser fechadas em breve, a montadora consiga escala suficiente para instalar uma linha de produção do caminhão na fábrica que já possui em Campinas (SP).
A BYD também está de olho na energia que poderá ser gerada pelo próprio lixo que poderá ser usada para abastecer veículos elétricos, fechando um ciclo totalmente sustentável.
Fonte: Ambiente Energia