Um diagnóstico do Município, com indicadores nos 12 eixos temáticos do Programa Cidades Sustentáveis, da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, será entregue até 20 de janeiro pela Prefeitura à Rede Nossa Santos Sustentável para apreciação e discussão. A partir dele, será elaborado um plano de metas para os próximos quatro anos.
Para isso, o Grupo Técnico de Trabalho, composto por representantes de diversas secretarias municipais, foi instituído pelo Decreto 7.593, publicado na edição desta sexta-feira (18) do Diário Oficial. A novidade foi anunciada pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa a integrantes da secretaria executiva da Rede Nossa Santos Sustentável, em reunião nesta quinta (17), no Paço. O plano está previsto na carta-compromisso assinada pelo prefeito em setembro, na UniSantos.
São 125 indicadores previstos, que serão disponibilizados no portal da Prefeitura para acesso da população. “A participação da sociedade civil é fundamental para a transparência nesse processo”, afirmou o prefeito, lembrando que Santos já faz parte do Programa Cidades Sustentáveis desde 2014.
A proposta prevê que todo prefeito eleito ou reeleito apresente até 120 dias após a posse as prioridades, ações estratégicas, indicadores e metas para cada um dos setores da Administração.
Estavam presentes integrantes da Secretaria Executiva da Rede, formada por representantes da UniSantos, Fórum da Cidadania, Movimento Voto Consciente, Diocese de Santos, Promotoria Comunitária de Santos, OAB Santos e Centro de Direitos Humanos Irmã Maria Dolores.
Grupo Técnico
O Grupo Técnico de Trabalho será composto por representantes do Gabinete do Prefeito, Ouvidoria Pública e secretarias de Gestão, Desenvolvimento Econômico e Inovação, Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente, Comunicação e Resultados; e de Defesa da Cidadania, a serem nomeados por meio de portaria.
A Rede
Até o momento, 25 instituições integram a Rede Nossa Santos Sustentável, constituída em outubro com o objetivo de construir um Município mais alinhado a práticas modernas de sustentabilidade, transparência e participação cidadã.
Ações
‘Ação Local para a Saúde’ é o eixo temático que será discutido pela Rede no próximo dia 1º, às 19h, no Campus Dom Idílio José Soares da UniSantos. O evento, aberto ao público, integra uma série de diálogos públicos iniciados em novembro.
Ao longo de 2017 serão 12 encontros, que contarão com a participação de representantes da Prefeitura.
Saiba mais
Os 12 eixos temáticos do Programa Cidades Sustentáveis são alinhados aos 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS).
São eles: Planejamento e Desenho Urbano; Ação Local para a Saúde; Equidade, Justiça Social e Cultura de Paz; Consumo responsável e Opções de Estilo de Vida; Cultura para a Sustentabilidade; Economia Local Dinâmica, Criativa e Sustentável; Melhor Mobilidade, Menos Tráfego; Gestão Local para a sustentabilidade; Bens Naturais Comuns; e Do local para o global.
Cidades sustentáveis
O Programa Cidades Sustentáveis foi construído pela Rede Nossa São Paulo, Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e o Instituto Ethos. Ele disponibiliza aos gestores públicos um conjunto de indicadores associados a uma agenda completa de sustentabilidade urbana.
Fonte: Cidades Sustentaveis