Em dia internacional, UNESCO lembra importância da ciência para paz e desenvolvimento

0
781

mulheresNo Dia Mundial da Ciência para a Paz e o Desenvolvimento, a diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Irina Bokova, lembrou que a ciência está no cerne de diversas agendas internacionais para o desenvolvimento sustentável, entre elas a Agenda 2030, a Agenda de Ação de Adis Abeba, o Marco de Ação de Sendai e o Acordo de Paris para o clima.

“Esses acordos incorporam uma nova visão para a prosperidade, a paz e o planeta, para permitir que todas as sociedades criem e compartilhem conhecimentos, para alimentar todas as fontes de inovação e criatividade, e para construir um caminho para o futuro que seja mais inclusivo, sustentável e justo”, escreveu em sua mensagem.

“Para fazer com que tudo isso avance, é preciso uma expansão cada vez maior da ciência e vínculos mais estreitos entre a ciência e a sociedade”, completou.
Segundo Bokova, os centros científicos e os museus de ciência são importantes para o desenvolvimento de capacidades, para a defesa e para enviar mensagens fortes sobre a importância da ciência para o desenvolvimento sustentável.

“Os centros e os museus de ciência desempenham funções-chave para alimentar a curiosidade de mulheres e de homens, como laboratórios vivos da criatividade, catalisando pesquisas e soluções para ajudar as sociedades a enfrentarem os desafios”, disse.

A diretora-geral da UNESCO lembrou que, na era digital, quando precisamos de iniciativas inovadoras que promovam a aprendizagem científica fora das salas de aula, os museus e os centros de ciência são espaços educacionais privilegiados.

Eles fornecem meios excelentes para encorajar crianças, especialmente meninas, a seguir carreiras no campo das ciências e assim multiplicar as nossas capacidades científicas coletivas, completou.

Em novembro do ano passado, a UNESCO aprovou a Recomendação Relativa à Proteção e Promoção dos Museus e Coleções, Sua Diversidade e Sua Função na Sociedade, o que fortaleceu o compromisso da organização de mobilizar os museus como atores-chave da paz e do desenvolvimento sustentável.

Este ano, na celebração da data, a UNESCO levou esse ponto adiante com a Associação de Centros de Ciência e Tecnologia (ASTC, na sigla em inglês) e o Conselho Internacional de Museus (ICOM), para alimentar e compartilhar o conhecimento científico.

“Museus e centros de ciência são plataformas para o diálogo, para a compreensão e para a resiliência. Eles produzem faíscas de prazer e deslumbramento que inspiram todos os visitantes, independentemente de idade e histórico pessoal, em uma experiência que reúne todas as mulheres e todos os homens em torno de valores comuns”, declarou.

“Nesse espírito, convido todos os parceiros e governos a fazer de tudo para apoiar, alimentar e aproveitar o potencial total dos museus e centros de ciência, para construir um futuro mais inclusivo e sustentável para todos.”

Fonte: Onu Brasil


Deixe uma resposta