A Indústria Circular será tema central em evento na sede da Usiminas
Como realizar ações sustentáveis em um atividade extractiva tão complexa e tão agressiva ao meio ambiente como a mineração? Preocupada com esta questão chave para as empresas do setor que querem exercer a sua atividade reduzindo o potencial de danos para o planeta, a Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), desenvolveu um workshop específico para discutir e refletir esse tema.
A discussão será guiada a partir do conceito da Indústria Circular, baseado no de Economia Circular , um modelo que propõe o reaproveitamento sistemático de tudo o que é produzido, assim como uma mudança na forma de consumir e na nossa relação com as matérias-primas e resíduos.
Segundo o Painel Economia Circular, esse conceito está muito ligado à inovação colaborativa e vai além de sustentabilidade, não apenas como a ideia de preservação, mas da maneira em que se usam os recursos, sem deixar de pensar em questões chave para uma empresa, como aumentar sua eficiência, sua produtividade, e criar mercado minimizando impactos. O foco deve ser gerenciar o produto em toda cadeia produtiva, com a mesma linguagem: estabelecer diretrizes, metas e inserir inovação.
Dirigido especialmente a profissionais das áreas metalurgia e mineração, mas também para pesquisadores, empresas e instituições que atuam com gestão de resíduos sólidos, o curso será realizado no próximo 5 de novembro, em Belo Horizonte, no auditório da Auditório da Usiminas (Rua Prof. José Vieira de Mendonça, 3011 – Bairro: Engenheiro Nogueira), empresa anfitriã do evento.
Entre os temas, serão discutidos assuntos como a inter-relação entre mineração, siderurgia e agricultura; a recuperação e a gestão de rejeitos de mineração no Brasil, assim como as estratégias para trabalhar esses resíduos em larga escala, a partir de questões como a tecnologia, a cooperação e novas alternativas que vem surgindo para esse fim.
Empresas referência na área como Usiminas, Usina Barreiro, Vallourec, Fiat, Votorantim, Vale e ArcelorMittal, vão apresentar soluções, ações e cases, que tem trabalhado para reduzir o consumo de água e gerir seus resíduos.
Veja a programação:
Indústria Circular – Ações Sustentáveis na Metalurgia e Mineração
Workshop de Projetos Inovadores na Gestão de Resíduos e Rejeitos
Belo Horizonte-MG
8h – Credenciamento
8h30 – Cerimônia de abertura
Horacidio Leal Barbosa Filho – Presidente executivo da ABM
8h50 – A inter-relação entre mineração, siderurgia e agricultura
Phd Prof Caetano Marciano de Souza – UFV
9h30 – Recuperação de Rejeitos de Mineração – um olhar do cenário brasileiro
Sandra Lucia de Moraes – IPT
10h10 – Coffee-break
10h30 – Roadmap Tecnológico / Gestão de Rejeitos incluindo novas alternativas de usos e destinos Luciana Dinardi – Vale
11h10 – A Política de Resíduo Zero da Votorantim Metais e seus resultados
Adelson Dias de Souza – Votorantim Metais
11h50 – Plataforma R3 Mineral – Estratégia cooperativa, tecnológica e mercadológica, para resíduos e rejeitos em larga escala
Renato Ciminelli – FAPEMIG
12h30 – Debates
13h – Almoço
14h – Programa de Sustentabilidade Usiminas – Case: Escória de Aciaria
Henrique Hélcio dos Santos – Usiminas
14h40 – Ações para redução de consumo de água na Vallourec Soluções Tubulares do Brasil (Usina Barreiro)
Geovane Souza – Vallourec
15h10 – Coffee-break
15h30 – Gestão de Resíduos e Coprodutos na ArcelorMittal Brasil
Sandro Almada – ArcelorMittal
16h10 – FCA, um exemplo eficaz de gestão de resíduos
Cristiano Felix – Fiat
16h50 – Debates
17h30 – Encerramento
Por Verônica Goyzueta
Foto: Senado Federal